top of page

Um Pouco de Nossa História...

O Centro Cultural Oficina Reciclável (CCOR), constituída em 18/06/1996, é uma associação civil, de caráter educacional, cultural, de assistência e promoção social, filantrópico, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e prazo de duração indeterminado.

O CCOR possui vinte e quatros anos de existência, tendo seu início nas ruas do Pelourinho, no Centro histórico de Salvador e nas comunidades mais pobres mas, desde 2002 mudou-se para a periferia no Bairro do Calabetão, onde instalou assim a sua sede. O CCOR com suas atividades e intervenções na comunidade atende mais de 500 famílias indiretamente, e 70 crianças e adolescentes diretamente. Durante esses vinte quatro anos de serviço, apoio e dedicação à socialização através da arte e cultura mais de 2.500 alunos passaram pelas salas da instituição.

farfalla 2.png
farfalla.png

A instituição sempre utilizou a arte educação para trabalhar as demandas afetivas e cognitivas das crianças e seus familiares, intervindo em comportamentos advindo de uma baixa autoestima, dificuldades de aprendizagem, problemas psicológicos e dificuldades na convivência.

O CCOR é um lugar de acolhimento e para as crianças é como se fosse a sua primeira casa, pois são tratados com amor e respeito com relação as suas individualidades e demandas afetivas.

Todas as atividades desenvolvidas tem o objetivo de semear o bem, refletir sobre sua realidade e tentar mudá- la.

No planejamento tenta-se tirar a venda que existe nos seus olhos para que se enxerguem como seres humanos capazes de sonhar e realizar os seus desejos sem repetir o modo de vida da sua família.

Falando de Sua missão Valtércio dizia:

"É cuidar das minhas crianças, como amigo, educador, pai e irmão. Evitar que caiam na vida das drogas, do roubo e da violência. Dar-lhes condições psicológicas sólidas para viver, transmitir autoestima, o respeito, a honestidade, a cidadania e a capacidade de criar um futuro melhor e seu próprio espaço na sociedade."

farfalla 3.png

O CCOR foi criado por Valtércio Bispo dos Santos, de nome artístico Valtércio Santis.

Valtércio, baiano, nascido na cidade do Salvador era ator, bailarino e artista plástico.

Além de criar o CCOR, Val ministrou oficinas no MAM (Museu de Artes Modernas), na FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), além de organizar diversos eventos nas ruas do Pelourinho, como exposições e intervenções artísticas.

Em 2006 Valtércio veio a falecer Inesperadamente.

Valtércio representava para todos um amigo, pai e professor. Com sua partida deixou uma imensa saudade, principalmente naqueles que junto a ele percorreram os caminhos com dificuldades, mas não deixaram ter fim esse maravilhoso trabalho iniciado.

Nosso Fundador

val.png
14191926_317454865273111_765549157681012

"O CCOR pra mim é um ponto de cultura aqui no bairro. Me ensinou a ter mais educação, mais paciência, me expressar melhor e ter mais harmonia, está de bem com as pessoas.

Ontem eu estava aqui na ONG, hoje estou lá fora, com meu trabalho e procurando pessoas para ajudar a gente.

Valtércio Foi a Luz que nos guiou e deixou a marca para crescermos e depois voarmos sozinhos, escolhendo os caminhos, e eu escolhi o caminho do bem!"
(Luan Santos - Ex aluno e Ex Multiplicador)

Nossa Equipe

A instituição conta com um time de profissionais qualificados e que dedicam suas vidas à educação e arte como instrumento transformador da sociedade.

bottom of page